7.2.12

Promessas, Senhor Presidente?

A pequena reportagem da Sic centrada na polémica à volta da ponte pedonal sobre o Canal Central sabe mesmo a pouco... Em 10 anos, esta autarquia não fez praticamente NADA que contribuísse para o desenvolvimento de Aveiro (na verdade, retirou valências à cidade) e o que faz NINGUÉM quer que faça! Quanto ao Presidente da CMA, deveria preocupar-se com as promessas eleitorais, de facto...

Aguardamos "a concretização da Carta Educativa do Concelho de Aveiro". No que diz respeito à política cultural, continuamos à espera d' "o incentivo à criação artística, a preservação e a promoção do património cultural, o apoio ao associativismo e aos movimentos cívicos culturais, o estímulo ao recurso às novas tecnologias de informação e comunicação no processo criativo e, ainda, a promoção da multiculturalidade". Lembram-se do desastre que foi a última (e parece que foi mesmo a última) Bienal de Cerâmica? Há quem não constate o afundamento do TA? A propósito, não era em Janeiro que seria admitido finalmente um director? Em Setembro de 2011, líamos nos jornais: "A empresa municipal TEMA que gere o Teatro Aveirense nomeou Daniel Tércio como Consultor Artístico e responsável pela orientação programática dos espectáculos no Teatro Aveirense e já informou o Executivo da decisão". Por onde anda Daniel Tércio!
Mas há mais... Depois de tantos estudos, o que mudou na Av. Lourenço Peixinho? Querem rir? Eis a promessa: "Os meios a mobilizar (para a requalificação urbana da Avenida) serão os que respondam aos princípios definidos, lembrando que a qualificação deste espaço público e a sua vocação social muito vão beneficiar com a divulgação do acervo de arte moderna, no âmbito da Avenida de Arte Contemporânea de Aveiro". Acervo, disseram acervo? Qual foi o destino das mais de 300 obras de arte cedidas à Câmara Municipal de Aveiro pelo Instituto das Artes (SEC) em 2007? Continuam (uma boa parte, sem dúvida) nos gabinetes dos vereadores?
Vale a pena evocar o "cumprimento do Plano de Saneamento Financeiro, acompanhado por um programa de Desenvolvimento Económico"? Acho que não!

Enfim, promessas! Já agora, continuamos sem a piscina municipal (além do terreno onde ainda está implantada e abandonada) e sem as receitas dessa venda (realizada numa madrugada cada vez mais longínqua ___ )(resultados do inquérito, caro Ministério Público?) . O Dr. Élio Maia não quererá pedir fundos comunitários para uma nova piscina? Eu acho que tem a responsabilidade (i)moral de o fazer!