30.9.11

X Bienal de Cerâmica de Aveiro

Eu bem digo que não há Bienal de Cerâmica que corra bem nesta cidade (ou não fazem divulgação, ou não pagam os prémios aos artistas,...), mas a polémica deste ano ultrapassa-me! Adorei a reacção das peixeiras e da vereadora (que vai chamar a artista para explicar a peça)*!


Consultem aqui os horários e locais das várias exposições e actividades associadas a este evento.

Artistas que também vão expor em diferentes espaços: Alberto Miranda, Cecília de Sousa, Emília Viana, Heitor Figueiredo, Jesus Castañon Loché, João Carqueijeiro, Ossama Emam, Rogério Abreu, Sofia Beça, Rute Marcão, Virgínia Fróis e Zé Augusto.

23.9.11

Dançar Cidade

A empresa municipal TEMA que gere o Teatro Aveirense nomeou (aleluia!) Daniel Tércio como Consultor Artístico e responsável pela orientação programática dos espectáculos no Teatro Aveirense e já informou o Executivo da decisão. Quem é Daniel Tércio?

Gosto deste "auto.retrato": «Mentira que Daniel Tércio seja descendente do famoso arquitecto renascentista Terzi, a quem se ficou a dever o torreão do Pado da Ribeira, derrubado com o terramoto de 1755. Tércio, Daniel — de seu nome completo, Daniel Tércio Ramos Guimarães — nasceu quatro anos depois do meio do Século XX e foi cursando esta vida com moderadas convicções. No entanto, chegou a ser maoísta no período dos excessos revolucionários — escondia os "Argonautas" dos olhos dos camaradas, e dirigiu um jornal radical em Aveiro. No capítulo dos estudos, andou pela Filosofia, ancorou na Pintura e aportou na História da Arte. Em 1983, na sequência da indicação do júri do prémio Caminho para literatura de Ficção Científica, publicou A VOCAÇÃO DO CÍRCULO, na falecida colecção Mamute. Em 1993, na colecção Caminho de Bolso, juntava estas e outras histórias inéditas num livro intitulado "O Demónio de Maxwel". Foi ainda um dos autores da novíssima ficção científica Portuguesa e Brasileira antologiados em O ATLÂNTICO TEM DUAS MARGENS. Em 1995, como escritor convidado pelo Instituto Franco-Português, orientou ateliers de escrita criativa com alunos de escolas secundárias; daqui resultaram dois contos, A ERA DO AQUÁRIO e a A CLEPSIDRA DE CRONOS, publicados pela Editorial Contexto. Pelo meio, ficaram projectos (frustrados) de argumentos para cinema e televisão, e uma carreira académica, que não vem ao caso.»

___Mas vem ao caso tudo o que seja indicador de competência e resiliência. Mais informação então. Ao novo "Consultor", rogo o maior sucesso!

6.9.11

Mário Sacramento

Mário Sacramento marcou a vida cultural e política de Portugal entre a década de 40 e 60 do século XX. Médico, Ensaísta e Activista Político (5 detenções durante ditadura) foi sempre uma voz livre. Em "Sementes de Liberdade", tese de Eunice Voulliot apresentada na Sorbonne, descobre-se o homem e o combate no seu Tempo. O filme de José António Paradela é um belíssimo testemunho sobre Mário Sacramento, feito a partir da obra citada.

Alboi - Um Canto de Mundo

Referência na RTP ao filme do Joaquim Pavão. O Alboi e seus moradores. Uma Câmara cega e surda.

Aveiro na tv

Doc «O Humor e a Cidade» - Neste episódio, José de Pina viaja até Aveiro.