9.3.10

Caso de polícia

Uma semana depois de serem colocadas barreiras no parque do Cais da Fonte Nova:

Fotos de 26 de Fevereiro e de 5 de Março de 2010 publicadas no blog Massa Crítica.
Vale a pena ler todo o artigo. Civilidade, precisa-se! Policiamento, precisa-se!

8.3.10

Praça Joaquim de Melo Freitas

Eis uma visão da histórica Praça Joaquim de Melo Freitas... Sem comentários!

Eis a solução da CMA, dita "temporária", mesmo se esta paisagem é a mesma há vários anos:

Município de Aveiro
Anúncio
Praça de Joaquim Melo Freitas – Protecção de Vazio


Faz‐se público que a Câmara Municipal de Aveiro, na sua reunião de 03/12/2009, deliberou aceitar, até ao fim do dia 7 de Janeiro de 2010, PROPOSTAS de todos os interessados para a acção denominada “Praça de Joaquim Melo Freitas – Protecção de Vazio”, nos seguintes pressupostos e condições:

1. OBJECTO:
a) – Localização: Praça de Joaquim Melo Freitas, cidade de Aveiro;
b) – Características: Da demolição de um edifício em ruína resultou um vazio que se previa preencher com brevidade, para o qual sabemos agora não ser possível encontrar uma solução definitiva a breve trecho. Assim, pretende‐se no entretanto o tratamento daquele espaço nobre da cidade, de forma a ficar ordenado, limpo, seguro e esteticamente agradável.
c) – Finalidade: Proposta de arranjo urbanístico da Praça, incluindo fornecimento de mobiliário e equipamento urbanos adequados ao Espaço, com tratamento do vazio no sentido de proteger as empenas e o pavimento não revestido com materiais desmontáveis e que, eventualmente, permitam a utilização pública do Espaço com animação urbana, em condições de higiene e segurança.

2. CONTRAPARTIDA:
Como contrapartida pelo estudo, execução, fornecimento e demais trabalhos inerentes à proposta que vier a ser seleccionada, o concorrente adjudicatário ficará com direito à exploração publicitária, nas condições previstas na lei, dos suportes a instalar no Espaço e/ou na envolvente da Praça, conforme previsto nessa proposta, pelo prazo máximo de 5 anos.

[Ler Anúncio do Concurso na íntegra, aqui]


Vejam mais sobre este assunto no blogue dos AMIGOS D'AVENIDA


ADENDA: Uma notícia para ajudar a reflectir sobre esta estratégia dos painéis publicitários em fachadas. Taxas de publicidade são inconstitucionais!

Um dia a casa vai abaixo

O casario da rua de Luis Cipriano (à esquerda na foto, e que termina fazendo esquina com a Rua Batalhão de Caçadores Dez) está a resistir há muito tempo ao abandono. A situação de degradação agrava-se de ano para ano. Esta foto é de Junho de 2008 (tenho que actualizar o estado da ruina!). Já vi barras de protecção à volta da casa, já não vejo as barras,...
Um dia a casa vem abaixo e a culpa morre solteira!


3.3.10

Nova Ponte Pedonal do Rossio

«UK firm walks away with Portuguese footbridge»
26 February, 2010 -
BD The Arquitects' Website

Powell-Williams Architects has beaten 17 local architects to win a competition to build a pedestrian bridge (pictured) in Aveiro, Portugal.

The £490,000 structure, which will cross the city’s central canal, is part of a four-year redevelopment of the city, which is known as the Venice of Portugal for its network of waterways.

The firm, working with engineer Buro Happold, has designed a 30m by 5.5m walkway, with 50m-long approach ramps. It will be built using precast, pre-stressed concrete. Both main spans and ramps will be carried on cantilevered piers behind the canal walls.

The piers will also serve as staircases to provide multiple access points to the bridge.

Work is to start in mid-2010 and complete next year.


(via Amigos D'Avenida)
_________


50 metros de rampa. 20 degraus com 16 cm cada=3,20 metros de altura. A paisagem vai mudar. Vantagem: na próxima batalha das flores não será necessária a montagem das gruas.